Episódio 8 – Parte A – Emulação?

retro008a

Este é o episódio 8 do Retrocomputaria Podcast. No primeiro episódio com a presença efetiva do nosso quarto participante, o Sander, falamos de FPGA (Field Programmable Gate Array): história, aplicações, programação, caneladas em geral e a pergunta que não quer calar e da qual gostaríamos de saber da resposta de vocês nos comentários…
…computadores clássicos refeitos em FPGA são ou não são emulação?

Para completar o episódio, notícias.

Esperamos seus comentários sobre o episódio, e esperamos que gostem!

Ficha técnica:

  • Participantes: Ricardo, João, Cesar, Sander e o Anônimo.
  • Duração aproximada: 55 m
  • Músicas de fundo:
  • Músicas de Amiga, X68000, FM-Towns e MSX
  • URLs citadas no podcast:
Siga-nos no Twitter: @retrocomputaria. Envie-nos um email também, caso você prefira. Ou então comente aí embaixo. Nós iremos ler, acreditem!

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 8 – Parte A – Emulação?

  1. Opa!Muito bom o episódio! Eu estava imaginando que vocês iriam falar sobre emulação por software e não via FPGA. Não tenho esse preconceito contra emuladores como os mais puristas tem. :DO som deu uma rateada, em alguns momentos tinha um eco ruim no fundo e teve hora que a musica de fundo ficou um pouco alta.Abraços!Cesar

  2. Falando em FPGA eu encontrei um site em que um cidadão fez o seu próprio Cray, feito em casa, e esta implementado sob FPGA… Quem nunca quis ter um Cray em cara? E esse cabe na mesa.http://chrisfenton.com/homebrew-cray-1a/Bom vale o aviso de que a implementação não esta 100%.Tenho que arrumar tempo para um projeto assim.

  3. FPGA é o backup da retrocomputação, e uma chance de testar novas tecnologias em velhos sistemas, ou mesmo, usá-los para novas finalidades.

  4. FPGA não é emulação, É SIMULAÇÃO. :-)São dois conceitos diferentes. Se vc troca o 6502 por um FPGA, você não está usando o 6502, ponto.Você está usando um dispositivo que SIMULA o comportamento do 6502.Isto é bom? Isto é ruim? Nem um nem outro. É só a constatação de um fato! =]