Episódio 28 – Parte A – MC6809 e TRS-Color

retro028a
Este é o episódio 28 do Retrocomputaria, onde pulamos o tubarão…NÃO PERA. Neste episódio, temos um dossiê duplo: Motorola 6809 e TRS-80 Color Computer. E um convidado especial: Juan Castro. Falamos das características técnicas do 6809 e do Hitachi 6309 (um clone ‘com esteróides’), (mais uma vez) esclarecemos a relação entre o 6809 e o 68000 e de seus usos: micros e videogames (Commodore SuperPET, Vectrex, Acorn System 2/3/4, Fujisu FM-7, Dragon 32/64, Hitachi MB6890/S1, Thomson TOx/MOx, TRS-80 Color), diversas máquinas de arcade e outros dispositivos (sinais/sinaleiras/faróis de trânsito, um dos primeiros protótipos do Macintosh, rádios Motorola SmartNet e os populares sintetizadores Fairlight CMI). Falamos de TRS-80 Color Computer, ou TRS-Color, ou CoCo. Falamos das origens do computador, a partir do projeto Green Thumb, das “parcerias” com o MC6847 e o MC6883/SN74LS783/SN74LS785, do AgVision/TRS-80 VideoTex e como tudo isso e a necessidade de manter equilíbrio entre poder e preço desembocou no CoCo. Falamos também do CoCo original, do CoCo 2 (entre outras coisas, a base de todos os clones nacionais de CoCo) e do CoCo 3 (uma forte revisão em relação às versões anteriores). Também no episódio, seção de notícias. Ficha técnica:

  • Participantes: Ricardo, João, Cesar, Sander e Giovanni
  • Convidado: Juan Castro
  • Duração aproximada: 70 minutos
  • Músicas de fundo: Músicas de jogos de Vectrex e TRS-Color e músicas feitas com Fairlight CMI

URLs do podcast:

Siga-nos no Twitter: @retrocomputaria. Envie-nos um email também, caso você prefira. Ou então comente aí embaixo. Nós iremos ler, acreditem!

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 28 – Parte A – MC6809 e TRS-Color

  1. Falei besteira sobre piggyback de memória. Levanta-se o Chip Select, não o pino de endereço.A propósito, não achei nada de feio nesse Casablanca. Espartano, talvez, sim, mas achei bonito e bem acabado.

  2. Muito bom o episódio como sempre! Mas a final qual é o micro que o Marcio Lima fala que é o Coco Japonês ? É o Fujitsu FM-7 ?

  3. Antes do PC da IBM, o padrão mais popular para micros profisionais era o trio processador Z80, sistema operacional CP/M e barramento S-100. Mas não era o único – num segundo lugar beeeeem distante tivemos o processador 6809, sistema operacional Flex e barramento SS-50. O primeiro computador assim veio da Southwest Technical Products Corporation (SWTPC), mas foi copiado por empresas como Midwest Scientific Inc, Smoke Signal Broadcasting, Gimix, Helix, Tano, Percom Data e Safetran.

    1. Pelo que pesquisei, esse barramento nasceu para o 6800 e depois foi atualizado (com retrocompatibilidade) para o 6809:http://en.wikipedia.org/wiki/SS-50_BusEntão… chegou a haver um ecossistema de 6800. Mas que penetração essas máquinas tiveram? Quão populares eram no meio empresarial? Achei bastante coisa online sobre as máquinas da SWTPC, mas pouco sobre os clones. Se bem que este link tem algo:http://www.swtpc.com/mholley/index.htmlOusaria eu dizer que a LZ tentou ser não uma Tandy brasileira, mas uma SWTPC brasileira?

    2. A popularidade das máquinas profissionais 6800 foi razoável no início (tanto que o MITS lançou o Altair 680 logo depois do Altair 8800) mas a distância para as máquinas CP/M foi aumentando até se tornar um abismo por volta de 1979.Os micros só apareceram no Brasil quando o CP/M já estava em declínio, quanto mais o nicho da SWTPC. Não sei de nenhuma máquina SS-50 feita por aqui.No CCE-USP (Centro de Computação Eletrônica), no entanto, tinha uma máquina 6800 “homebrew” com barramento próprio que ligava interfaces estranhas ao mainframe B6700 da Burroughs. Eu trabalhei bastante com esta máquina.

  4. TRS-80 Color… êta micrinho bom.
    Ja devo ter uns 3 CP-400, além de Tandy Coco 1, 1 Coco 2 e 1 Coco 3.
    Minha frustração é não conseguir um Codimex CD 6809 e um LZ Color 64.

    Retrocomputaria, show! Esse site, esses podcasts são o máximo.