Episódio 35 – Colecionismo e leilões – Parte B

retrocomputaria_vitrine_570x190

ATENÇÃO

Este episódio é dedicado à memória de Douglas Engelbart, que faleceu em 2 de julho.

Sobre o episódio

Bem-vindos ao primeiro papo de boteco do Retrocomputaria! Demos uma parada nos bids e nos snipers para falar sobre leilões, colecionismo e tudo o mais em volta.

Nesta parte do episódio

Falamos do culto do retro enquanto mercado, da preservação da memória e da nostalgia de 20 anos antes; também falamos do problema da oferta e começamos a entrar no resultado disso tudo (os preços disparando).

Também no episódio

A continuação da seção de notícias, agora sob novo formato.

Ficha técnica:

  • Número do episódio: 35
  • Participantes: Ricardo, João, Cesar, Sander e Giovanni
  • Convidado especial e pitaqueiro: Juan Castro
  • Duração aproximada: 54 minutos
  • Músicas de fundo: Músicas de MSX
  • Download em ZIP

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 35 – Colecionismo e leilões – Parte B

  1. Olá novamente, estou de passagem aqui no boteco vindo da mercearia da esquina. Deixa eu falar rapidinho antes que a patroa reclame da demora. (Em tempo: o advento da telefonia celular foi um marco desestimulante nas paradas de boteco)

    De forma muito lúdica vocês abordam a formação do mercado de “colecionáveis”, com seus oportunistas e atravessadores, enganados e enganadores. Vocês mataram a questão quando estabeleceram um paralelo com o “perfil sócio econômico” do colecionador e aquilo que desperta seu interesse de acordo com sua faixa etária. (para alguns, faixa otária).

    Aproveito para lançar uma sugestão: vocês mencionaram casos extremos de picuinhas e rivalidade entre grupos de usuários, com casos de destruição de C64 por fãs de Spectrum e vice-versa.

    Que tal um episódio que aborde este tema, rivalidades marcantes entre grupos de usuários? Sim, sei que vocês fizeram o quase mandatório episódio sobre Atari vs. Commodore (ou Tramiel contra o Mundo), mas sabemos que as plataformas clássicas tiveram (e ainda tem) legiões de fãs que literalmente vestiam a camisa e defendiam sua plataforma com a mesma paixão que atacavam as outras.

    Fatos emblemáticos podem ser levantados nos EUA, Europa e mesmo aqui no Brasil, quando por exemplo tivemos as lendárias discussões na Microsistemas, onde usuários de Apple, MSX, TK e Prológica digladiavam-se mensalmente na arena em prosa da sessão de cartas.

    Vixe! A patroa tá vindo ali!! Demorei demais, já vi que o almoço vai atrasar e a culpa será minha… fui!